Mundo Mágico arrecada alimentos para doação na Vila Militar

Há alguns dias o Mundo Mágico está recebendo alimentos não perecíveis para serem doados na comunidade da Vila Militar, nas proximidades do São Raimundo.

Hoje, dia 21, foi realizado um campeonato de futsal na quadra da escola entre os alunos.

Para participar, cada aluno teve que contribuir com 1 kg de alimento não perecível.

Todas as metas foram atingidas e a entrega dos alimentos acontecerá no dia 26/05 na própria comunidade da Vila Militar, em comemoração ao feriado de Corpus Christi.

Parabéns aos alunos pelo gesto de solidariedade!

Sobre Corpus Christi:

"Corpus Christi", em latim, significa "corpo de Cristo". Trata-se de uma festa móvel católica que celebra o milagre da transubstanciação. Para o catolicismo, Cristo se transforma no pão (a hóstia), que se torna seu corpo, assim como o vinho se converte em seu sangue. A festa era uma das mais pomposas procissões católicas em Portugal e foi trazida para o Brasil pelos colonizadores, no século 16.

Aqui, numa carta de 9 de agosto de 1549, o padre Manuel da Nóbrega escreveu: "Outra procissão se fez dia de Corpus Christi, mui solene, em que jogou toda a artilharia, que estava na cerca, as ruas muito enramadas, houve danças e invenções à maneira de Portugal". (Cartas do Brasil, 86, Rio de Janeiro, 1931).

O costume de enfeitar as ruas surgiu em Ouro Preto, cidade histórica do interior de Minas Gerais. No sul do Brasil, chegou com os imigrantes açorianos. Nas cidades que preservam a tradição, é comum ornamentar as ruas por onde passará a procissão com um tapete desenhado com serragem tingida, palha, borra de café, areia e grãos. Toda população participa do trabalho e o resultado é um grande mosaico, com símbolos cristãos, locais e nacionais, compondo uma obra de arte altamente efêmera, pois ela vai durar apenas até a passagem dos devotos.

Fonte: UOL Educação